50ª edição da Copa São Paulo abre a temporada do futebol brasileiro

In Apostas Esportivas

Maior competição de base do futebol nacional, a Copa São Paulo de Futebol Júnior começa hoje com gigantes do futebol mundial em busca do título e tentando revelar o próximo clássico do futebol brasileiro.

Confira abaixo mais informações sobre o torneio que abre o calendário e vai agitar nosso mês de janeiro!

– Competição inchada, mas democrática

Em 2019 a Copa São Paulo novamente terá novamente os 20 anos como limite para os atletas participarem, com 128 equipes na disputa pelo título divididas em 32 grupos com 4 equipes cada. Na primeira fase se classificam os dois primeiros colocados de cada chave, e a partir da segunda fase todos os confrontos passam a ser eliminatórios até que conheçamos os dois finalistas.

Ao primeiro olhar o número de 128 equipes parece demais, já que além das equipes das quatro primeiras divisões do futebol nacional ainda vemos equipes montadas por empresários ou até mesmo times semi-amadores de diversas partes do país.

Porém, esta é uma característica que torna a competição muito mais democrática e com chances de atletas de todas as partes do país aparecerem para algum olheiro de times do Brasil ou exterior.

Um exemplo recente desta vitrine da Copinha é o atacante Valdívia, que nesta temporada irá retornar ao Internacional após períodos de empréstimo. O jogador disputou a Copa São Paulo em 2012 pelo modesto Rondonópolis do Mato Grosso e chamou a atenção dos dirigentes do Colorado, sendo contratado e aparecendo para o futebol nacional.

– Grandes nomes no passado, grandes nomes no presente

Quando pensamos nas grandes revelações históricas da Copa São Paulo de Futebol Júnior sempre lembramos de nomes mais antigos que passaram pelo torneio e se destacaram, como Falcão e Casagrande nos anos 70 e 80 e Dener, talento revelado pela Lusa que era um dos principais nomes do futebol mundial antes de ter a sua vida precocemente encerrada após um acidente automobilístico.

Porém, se engana quem pensa que hoje em dia a Copinha não revela mais bons jogadores como em décadas passadas. Se levarmos em consideração apenas os jogadores que estiveram presentes na última Copa do Mundo convocados pelo técnico Tite, dos 23 jogadores que estiveram na Rússia 16 jogaram a Copa São Paulo, alguns deles em mais de uma oportunidade.

O caso que chama mais atenção é o do atacante do Liverpool Roberto Firmino, que ficou conhecido nacionalmente apenas após ser convocado depois de se destacar no Hoffenheim da Alemanha.

Porém, antes disso Firmino jogou por duas vezes a Copa São Paulo em 2009 e 2010 com a camisa do Figueirense. Neymar jogou com a camisa do Santos em 2008 e 2009.

– Corinthians ainda como o maior campeão

A Copa são Paulo de Futebol Júnior teve a sua primeira edição realizada em 1969 e o Corinthians acabou ficando com o título de campeão ao vencer o Nacional na grande decisão. Começava ali uma história de amor entre o clube e a competição, e até hoje o Corinthians é o maior campeão da história com 10 títulos conquistados até aqui.

Nas 49 edições do torneio até aqui o Corinthians esteve na final em 18 oportunidades, sendo recordista também neste quesito.

O segundo maior campeão da Copinha é o Fluminense, que vive um grande jejum: tem 5 títulos mas não levanta a taça desde 1989.

Entre as grandes equipes do futebol nacional, dos chamados “12 grandes”, apenas Palmeiras e Botafogo nunca conquistaram o título do torneio de base mais importante do Brasil.

– Grandes emoções durante o mês de janeiro

A Copa São Paulo de Futebol Júnior chega neste ano ao seu 50º aniversário e como já virou tradição irá ser a grande atração do futebol nacional neste mês de janeiro.

Apesar de hoje em dia ter a competição de diversas outras competições de base como o Campeonato Brasileiro Sub-20, a Copa do Brasil Sub-20 e a Copa RS, por exemplo, ainda tem uma grande vantagem para todas as suas “adversárias”: o período da temporada em que é disputado.

Em 2019 a competição novamente reinará praticamente sozinha no início do ano já que os estaduais terão início no dia 20 de janeiro, 5 dias antes da grande decisão da Copinha. Aproveite para apostar neste primeiro mês do ano na Copa São Paulo de Futebol Júnior no Betz Club.

You may also read!

5 Curiosidades sobre o UFC

O UFC é o maior evento de artes marciais mistas do mundo e em seus 25 anos de história

Read More...

Jogadores de bingo famosos: Cristiano Ronaldo

Infelizmente por aqui no Brasil não é possível jogar Bingo em locais físicos desde 2004, ano em que a

Read More...

As quartas de final do Campeonato Paulista 2019

A primeira fase do Campeonato Paulista de 2019 já virou história e daqui para frente os confrontos são eliminatórios:

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu